A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Piracicaba (SP) sedia IV ENCONTRO DE ESTUDOS CEMITERIAIS

Imagem disponível em 26/02/2010 em http://www.estudoscemiteriais.com.br/apres.html

Do site oficial da ABEC - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais
[http://www.estudoscemiteriais.com.br/org.html]


A ABEC realizará no mês de julho, o IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, na cidade de Piracicaba em São Paulo. O evento tem como objetivo reunir pesquisadores cemiteriais do Brasil e demais países da América Latina, para troca e divulgação de estudos e pesquisas sobre o espaço do cemitério enquanto lugar de memória, de produção artística e de patrimônio cultural.


Acesse a I Circular do IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais

http://www.estudoscemiteriais.com.br/Icircular.pdf

[Sobre a ABEC:]

A Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC) tem por objetivo agrupar pessoas que tenham interesse em pesquisar o cemitério como lugar de memória, de produção artística e de patrimônio cultural. Criada em 2004, a entidade promove encontros bianuais e nota-se um crescente interesse dos pesquisadores brasileiros pela temática, à medida que tem aumentado o número de participantes nos eventos promovidos pela ABEC. O primeiro encontro na USP, em São Paulo, ocorreu no ano de 2004, seguido pelo de Porto Alegre, realizado na PUC em 2006. Já em 2008, o encontro nacional da instituição ocorreu na cidade de Goiânia-GO, entre os dias 15 e 18 de julho, nas dependências do Museu Antropológico da UFG, com o apoio da Faculdade de Artes Visuais - Programa de Pós-graduação – Mestrado – em Cultura Visual.

Na ocasião, pesquisadores de todo o Brasil e também de outros países, participaram do evento, com apresentações de trabalhos e discussões sobre os mais variados vieses acerca da temática cemiterial. Interagiram nos debates historiadores, geógrafos, historiadores da arte, profissionais do turismo, arqueólogos, antropólogos, fotógrafos, enfim, pesquisadores e profissionais de áreas tão distintas mas que em comum possuem o interesse pelo cemitério em suas mais variadas possibilidades de abordagem.

Hoje a ABEC possui associados em todas as regiões do país (...).

CONTATO: estudos.cemiteriais@gmail.com

Fonte: http://www.estudoscemiteriais.com.br/apres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário