A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Porto Alegre (RS): Escavações revelam relíquias escondidas sob o solo da Cúria Metropolitana

Tesouro descoberto: Restos mortais de mais de 50 pessoas foram encontrados embaixo do antigo piso de concreto

Após 10 meses de trabalho, pesquisadores acharam o segundo cemitério de Porto Alegre, inaugurado há 240 anos e usado até 1850. 14/07/2012. Crédito: Ricardo Duarte. Imagem disponível no site: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/fotos/escavacoes-revelam-reliquias-escondidas-sob-o-solo-da-curia-metropolitana-32755.html em 19/07/2012.


Por Letícia Costa (leticia.costa@zerohora.com.br) publicado na seção Geral > Notícias do jornal on-line: Zero Hora (http://zerohora.clicrbs.com.br/) em 14/07/2012 às 05h04.


O projeto de recuperação da arquitetura original da Cúria Metropolitana transformará um local histórico em um atrativo turístico da Capital, aberto à população. Sob os andaimes montados para o restauro, foi encontrada uma relíquia de valor inestimável e, agora, operários dividem espaço com arqueólogos.

Há 10 meses descobrindo o que há debaixo do antigo piso de concreto e pedra, os pesquisadores chegaram até os restos mortais de mais de 50 pessoas, preservados do segundo cemitério criado na cidade.

Inaugurado há 240 anos, com o nascimento da Capital, a área em declive onde hoje estão a Catedral e a Cúria Metropolitana recebeu os mortos até 1850. Questões sanitárias e a lotação do cemitério teriam obrigado a transferência dos sepultamentos para o bairro Azenha.


Sob os andaimes montados para o restauro, foi encontrada uma relíquia de valor inestimável e, agora, operários dividem espaço com arqueólogos. 14/07/2012. Crédito: Ricardo Duarte. Imagem disponível no site: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/fotos/escavacoes-revelam-reliquias-escondidas-sob-o-solo-da-curia-metropolitana-32755.html em 19/07/2012.

Há 10 meses descobrindo o que há debaixo do antigo piso de concreto e pedra, os pesquisadores chegaram até os restos mortais de mais de 50 pessoas, preservados do segundo cemitério criado na cidade.14/07/2012. Crédito: Ricardo Duarte. Imagem disponível no site: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/fotos/escavacoes-revelam-reliquias-escondidas-sob-o-solo-da-curia-metropolitana-32755.html em 19/07/2012.

A maioria dos corpos permaneceu no local e foi aterrada para a construção de um seminário episcopal que, depois, transformou-se na Cúria. Agora, com o restauro que está sendo realizado na edificação concluída em 1888, houve a necessidade de escavar alguns pontos.

— Os arqueólogos estão encantados com o que encontraram — comenta o padre Luís Inácio Ledur, administrador da Arquidiocese.

Registros ajudarão a descrever rituais


Onde será instalada uma subestação de energia elétrica foram encontrados, cerca de um metro abaixo do piso, uma concentração de ossos, com pelo menos 34 crânios, que, segundo o padre Ledur, podem ter sido transferidos quando foi construída a Catedral.

Inaugurado há 240 anos, com o nascimento da Capital, a área em declive onde hoje estão a Catedral e a Cúria Metropolitana recebeu os mortos até 1850.14/07/2012. Crédito: Ricardo Duarte/Agencia RBS. Imagem disponível no site: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/fotos/escavacoes-revelam-reliquias-escondidas-sob-o-solo-da-curia-metropolitana-32755.html em 19/07/2012.

No detalhe, botão que pertenceu a militar do Exército de Dom Pedro II. 14/07/2012. Crédito: Ricardo Duarte. Imagem disponível no site: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/fotos/escavacoes-revelam-reliquias-escondidas-sob-o-solo-da-curia-metropolitana-32755.html em 19/07/2012.

Nesse local, situado ao lado do muro que delimita a Cúria da Rua Espírito Santo, um verdadeiro escritório de arqueologia foi montado. Luvas, pincéis, capacetes e espátulas são os principais instrumentos de trabalho da equipe coordenada pela arqueóloga Angela Cappelletti. De 10 em 10 centímetros, eles vão desvendando o passado dos moradores de Porto Alegre.

— Esta escavação abre a possibilidade de um estudo bastante importante sobre o traçado da nossa cultura relativa à morte. Anotamos, fotografamos e recolhemos todo o material para tentar depois descobrir o sexo dessas pessoas, o grau de parentesco entre elas, as patologias da época e as etnias — explica Angela.

Os registros minuciosos permitirão descrever as práticas utilizadas nos enterros daquele período. A arqueóloga Jocyane Baretta comenta, por exemplo, que eles já identificaram algumas características do ritual. A maioria das pessoas era enterrada nua, enrolada em uma mortalha presa com alfinetes.


Mapa do Centro de Porto Alegre com destaque para o local que era ocupado pelo cemitério (na cor amarela). Imagens de Rodrigo Veleda. Imagem extraída do vídeo disponível no site: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/07/ossadas-humanas-sao-achadas-em-escavacao-para-restauracao-no-rs.html em 19/07/2012.


— Não encontramos vestígios de caixão e notamos que a dois palmos da marca onde começava o cemitério tem restos mortais, o que não obedece aos critérios atuais de enterramento — descreve Jocyane.

Além de terem sido sepultados perto da superfície, muitos corpos foram encontrados sobrepostos, o que indica a falta de espaço em decorrência do alto número de mortes por epidemias e guerras.

Peças como um botão que pertenceu a um militar do Exército do imperador Dom Pedro II e contas de colar de origem africana ajudarão a identificar a origem dos habitantes da época. Angela estima que sejam escavados mais dois metros até o nível da calçada da rua, podendo aumentar número de ossadas encontradas.

Para a arqueóloga Ângela Cappelletti é importante compreender como funcionavam os enterros naquela época, que eram diferentes dos procedidos nos dias de hoje. Imagens de Rodrigo Veleda. Imagem e texto extraídos do vídeo disponível no site: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/07/ossadas-humanas-sao-achadas-em-escavacao-para-restauracao-no-rs.html em 19/07/2012.



A restauração

O que prevê a restauração da Cúria iniciada em outubro de 2009:

— Resgatar a arquitetura original do prédio inaugurado em 1888;
— Instalar um Museu de Arte Sacra com imagens de santos, louças e livros antigos de até 240 anos;
— Realocar e abrir ao público a biblioteca com arquivo histórico;
— Construir um terraço para atividades culturais, uma cafeteria e um estacionamento para melhorar o acesso ao prédio.




Assista o vídeo com a reportagem em:

Veja também:


Obra de reforma na Cúria Metropolitana de Porto Alegre revela um cemitério de 240 anos no site ( http://www.campograndenoticias.com.br/brasil-br/11762-obra-de-reforma-na-curia-metropolitana-de-porto-alegre-revela-um-cemiterio-de-240-anos.html )




2 comentários:

  1. E simplesmente notorio e fantastico desenterrar e redescorir a nossa historia, parabens a todos arqueologos e historiadores envolvidos neste fabuloso momento epico. aires, estudante e amante do tema e historia da arte tumular.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de obter maiores informaçoes sobre este epico das escavaçoes,abraços

    ResponderExcluir