A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cemitério nas Caraíbas com lápides de portugueses em risco

Espaço data de meados do século XVII e reúne lápides de judeus que fugiram da Inquisição em Portugal e Espanha

A réplica de uma lápide do cemitério de judeus portugueses de Curaçao, nas Antilhas Holandesas, exposta no museu da Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, conhecida oficialmente como United Netherlands Portuguese Congregation Mikvé Israel-Emanuel, testemunha a presença inequivoca dos nossos e da nossa língua naquelas paragens. Datada da primeira metade do século XVIII, a lápide encontra-se quase integralmente escrita em português, com excepção da inscrição cimeira, em hebraico, que cita o Livro de Ester: “E Mordecai compareceu perante o Rei”. No resto da lápide pode ler-se: “Do bem-aventurado e insigne varão Mordecai Hisquiau Namias de Crasto benquisto do geral e procurador da paz. Faleceu em 13 de Yiar do ano 5476 [5 de Maio de 1716]. Sua alma goze da glória.” Published by Nuno Guerreiro Josué at 8/2/2007 in Judeus Portugueses. Fotos gentilmente cedidas por Francisco Duarte Azevedo. Texto e imagem disponíveis no site: http://ruadajudiaria.com/?p=562 em 30/11/2012.

  
Por: tvi24 / CM. Artigo publicado na seção SOCIEDADE do site: http://www.tvi24.iol.pt em 2012-11-26 17:27.


Um dos mais antigos cemitérios judaicos das Américas, Beth Haim, na ilha de Curaçao, nas Caraíbas, onde vários portugueses foram enterrados no passado, corre o risco de desaparecer devido a deteriorações e abandono.

O cemitério, que data de meados do século XVII, reúne lápides de judeus que fugiram da Inquisição em Portugal e Espanha, inicialmente para Amsterdão e depois para a pequena ilha das Caraíbas, então colónia holandesa, situada a norte da Venezuela.

Curaçao ou Curaçau, também conhecida em Portugal como ilha da Curação, é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Neerlandesas e um país autônomo constituinte do Reino dos Países Baixos. Mapa e texto disponíveis no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cura%C3%A7ao em 30/11/2012.


O motivo da deterioração, segundo especialistas ouvidos pela agência AP, resulta da proximidade com o mar e da poluição produzida pela refinaria instalada próxima ao local.

«A erosão constante, provavelmente intensificada pela proximidade da refinaria, é considerada agora incontrolável», afirmou Rene Maduro, presidente da Sinagoga Mikve Israel-Emanuel, responsável pelo cemitério.

Outras atrações turísticas de Curaçao são (...), a sinagoga Mikve Israel Emanuel (a mais antiga do mundo ocidental) e o cemitério Beth Hayam, o mais antigo do hemisfério Sul, que possui lápides gravadas em português e em hebraico. Texto e imagem disponível no site: http://www.aproximaviagem.pt/html/n9/11_curacao.html em 30/11/2012.

Maduro acrescentou que a degradação «está para além do ponto de restauração».

A congregação de Curaçao pondera, por isso, tentar preservar o cemitério de maneira eletrónica, com a criação de registos virtuais e fotos.

Réplicas de lápides do cemitério de judeus portugueses de Curaçao, nas Antilhas Holandesas, expostas no museu da Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel.Texto e imagem disponíveis no site: http://ruadajudiaria.com/?p=562 em 30/11/2012.


Estima-se que mais de 5.000 pessoas estejam enterradas no cemitério, cuja inscrição mais antiga data de 1668.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/cemiterio-curacao-caraibas-judeus-cemiterio-de-portugueses-tvi24/1396436-4071.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário