A morte nos faz cair em seu alçapão, / É uma mão que nos agarra / E nunca mais nos solta. / A morte para todos faz capa escura, / E faz da terra uma toalha; / Sem distinção ela nos serve, / Põe os segredos a descoberto, / A morte liberta o escravo, / A morte submete rei e papa / E paga a cada um seu salário, / E devolve ao pobre o que ele perde / E toma do rico o que ele abocanha.
(Hélinand de Froidmont. Os Versos da Morte. Poema do século XII. São Paulo : Ateliê Editorial / Editora Imaginário, 1996. 50, vv. 361-372)

+Memorial: Cemitério dos Pretos Novos+

"Memorial Pretos Novos" - Documentário produzido pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos sobre o "Cemitério dos Pretos Novos" designação dada ao local de sepultamento de africanos escravizados recém-chegados que morriam após desembarcar no mercado de escravos da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro (RJ), entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Postado no You Tube por MemorialPretosNovos em 2009.

"Em uma casa construída no início do século XIX, na Rua Pedro Ernesto, 36, na Gamboa, durante as escavações para reforma da casa, no ano de 1996, achou-se um verdadeiro achado arqueológico.

Embaixo da estrutura do prédio havia um cemitério secular de negros vindos da África, que não resistiam à viagem e morriam antes de serem comercializados - o então desconhecido, Cemitério dos Pretos Novos.

Junto aos entulhos, foram encontrados fragmentos de crânios e ossos humanos dentre artefatos de cerâmica, vidros, metais e outras evidências arqueológicas. Ao comunicar o achado ao Centro Cultural José Bonifácio, situado na redondeza, o assunto foi diretamente transmitido ao Departamento Geral de Patrimônio Cultural, órgão da Secretaria de Cultura, que logo mandou uma equipe de profissionais da Prefeitura e do Instituto de Arqueologia Brasileira para confirmar o potencial histórico.

O local foi transformado em sítio arqueológico e, mais tarde, em Centro Cultural, visando manter viva não só a história da cidade do Rio de Janeiro, como também a do Brasil e da África."

Parte I

Parte II

Parte III

Parte IV - Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário